segunda-feira, 20 de abril de 2009

Minha visão da tragédia...

Estava trabalhando, ontem à noite, quase indo para casa, quando uma colega me olha com ar preocupado e diz: "Temos um acidente com um ônibus de turistas...aparece que temos vítimas..."

Na hora me preparei para trabalhar muito, mas não para me deparar com os horrores que vi.

Imediatamente, num instinto jornalístico, comecei a arquitetar um esquema de cobertura do acidente que parecia muito grave. Convocamos repórter extra, outra equipe que trabalhava desde as 8h da manhã saiu "voando" para o local da tragédia, enfim, nos cercamos para garantir toda a informação possível.

Neste momento, vemos como trabalhar em equipe é importante.
Depois da ação, vem um momento de agústia por informações sobre o que realmente aconteceu...passou-se mais de UMA hora até que o primeiro repórter conseguisse chegar ao trecho da BR-282 em Rancho Queimado. Minha colega que atendeu o telefone, ao desligar nos disse: "Tem gente gritando por socorro, ainda por lá! Ele disse que está um caos!"

Tínhamos a certeza e a dimensão da tragédia e eu me preparei para virar a noite na redação.
Logo os telefones começaram a tocar, gente contando o que houve, passando dados, querendo saber o que aconteceu. Foi uma noite/madrugada de muito trabalho. Mas, repito, não estava preparada para ver o que vi.

Quando os repórteres retornaram a Florianópolis, já passava das 4 da manhã. Sentada em frente aos monitores, na ilha de edição, fiquei parada, chocada vendo as imagens do trabalho de resgate feito pelos bravos homens do corpo de bombeiros, PRF e Samu. Era um cenário de terror. Cenas que não vou esquecer jamais.

Como profissional, precisei encarar as coisas e preparar o material para o Bom Dia Santa Catarina, nosso público precisava ter noção da tragédia que acabara de acontecer. Mas eu, Thatiana, saí da redação às 5h, arrasada. Cansada sim, mas derrotada como pessoa por ver como somos frágeis.

A vida tem que seguir em frente, mas as pedras que existem no caminho, estarão sempre lá, e serão vistas cada vez que olharmos para trás!


Meus sentimentos às famílias das vítimas deste acidente! E o meu muito obrigada àqueles, profissionais ou não, que ajudaram a salvar os sobreviventes!
*A foto deste post é de Maurício Vieira, do Diário Catarinense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário