segunda-feira, 21 de junho de 2010

CALA A BOCA, "MAGDA"!

Pensei ficar quieta, mas não me aguentei, preciso comentar esse babado do Dunga com a imprensa. Fiquei atônita ao assistir, ao vivo, no domingo, dia 19, à entrevista oficial do técnico da Seleção Brasileira, o Dunga. De repente, ele começa a insultar alguém (depois veio-se saber que era Alex Escobar, da TV Globo), a dizer vários palavrões, a comportar-se como um moleque mal educado na frente de seus colegas de pelada no final de semana.

Preciso dizer que não fiquei chocada...fiquei envergonhada ao ver meu país sendo representado por alguém tão nojento. Sim, nojento. Diante do mundo inteiro, numa entrevista oficial da FIFA, o técnico de uma das mais importantes seleções participantes do evento, age de forma tão reprovável.

Aqui não se trata de Dunga revidando críticas da imprensa, nem aqueles discursos que já li por aí: a imprensa bate em quem quer, mas não quer apanhar. Aqui fala-se de respeito com o público, com a nação brasileira, com as milhões de pessoas que aguardavam uma palavra do técnico depois da vitória sem dúvidas.
Aqui, não defendo o poder desta ou aquela emissora porque, entrando em confronto com elas, Dunga apenas encurta sua permanência na Seleção, ou alguém duvida que, depois da Copa, ele será dispensado?!

O que me espanta é que a CBF tem uma equipe de assessoria de imprensa que acompanha a seleção por onde passa...será que Rodrigo Paiva viaja a passeio? Sim, porque sua função, além de pedir que jornalistas se retirem dos treinos, fechados por Dunga, como um garoto de recados, é orientá-lo no trato com a imprensa e tornar esta relação a melhor possível. Um depende do outro, só o Dunga não percebeu ainda.

É como eu sempre digo: vira e mexe, não sabem o que dizer - concluem que a culpa é da imprensa. Simples assim. Fácil assim. Não existe classe que apanhe mais que a dos jornalistas, nem mesmo os políticos. Pública ou veladamente, somos insultados todos os dias por covardes que não assumem seus erros e depositam na imprensa a culpa por todos os males do mundo. Claro, estamos expostos. É assim mesmo.
Cansei...

Deixo, aqui, minha solidariedade aos colegas que estão na África do Sul e são obrigados a olhar pra cara daquele homem dia sim, dia não. Desejo que continuem seus trabalhos, com, ainda mais...vontade!

Espero, sinceramente, agora não como jornalista, mas como a brasileira que sou, que a FIFA puna Dunga exemplarmente. Ele precisa ser repreendido porque já passou dos limites. Ser rabujento, fechado, ranzinza é bem diferente de ser mal educado e desrespeitoso. E falta de respeito é a coisa mais inescrupulosa da face da Terra.
Vou continuar torcendo pela seleção. Não pelo Dunga. Por mim, ele poderia ficar por lá, depois do mundial. Faria-me um favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário